diHITT - Notícias GrogueBar Deixe seu comentário! :)

GROGUEBAR -> Pirates of underground!

28.8.03

Assembléia dos Estudantes da UFSC

Eu sou contra essa história de diarinho virtual, mas, hipócrita ou não, hoje vou abrir uma excessão.

Fui à Assembléia dos Estudantes da UFSC. A razão era confirmar nossa intenção ou não de retorno imediato das aulas. Na primeira assembléia havia se decidido que os alunos apoiariam a greve dos servidores, mesmo não tendo sido declarada greve estudantil (entendeu?).

Com certeza foi umas das menos prazerosas experiências da minha vida, tão desconfortante quanto desenho japonês falado em japonês. Foi aberto espaço para que os alunos pudessem expor suas idéias ao microfone se assim quisessem. Um Horror. Espetáculo de "intelectualzinhos" querendo aparecer, gritando, esperneando, atcando todos que viessem à memória: DCE, Lula, professores, alunos, banqueiros, FMI, reitoria, qualquer um que tivesse rabo preso. Tanta besteira sendo pronunciada que eclipsavam algumas boas idéias que apareciam. Um "companheiro" fez seu filme pelos berros ensandecidos que disparava na tentativa de dar forças às suas pouco esclarecidas idéias. Fiquei calado, não manifestei opinião, acreditem.

A votação, objeto da assembléia, foi rápida e taxativa, contrastando com o tempo perdido escutando tantos discursos. Decisão por enorme maioria de votos - não foi unânime já que pessoal do PSTU se absteve (?!) - os alunos querem o retorno imediato das aulas. Para nossa felicidade, a assembléia dos professores teve a mesma decisão que a dos estudantes, embora não exista previsão de data para o retomada do ano letivo.

O grande fiasco dessa greve foi a falta de mobilização. Não houve manifestação, não houve informação, não houve clima de protesto. Fica a imagem que os servidores estavam na verdade prolongando as férias de inverno.