diHITT - Notícias GrogueBar Deixe seu comentário! :)

GROGUEBAR -> Pirates of underground!

29.9.03

O Melhor de Todos os Tempos


Schumacher ou Senna?

Teve corrida ontem, uma das melhores do ano. Eu não vi. Pelo que eu li a respeito dela, me arrependo de estar enchendo a cara de choppe e me empanturrando de alcatra enquanto Michael Schumacher dava show. Pois é, o alemão levou mais um caneco pra casa, abriu nove pontos pro segundo colocado, Kimi Raikkonen, e calou a boca de seus críticos.

Como negar? Schumacher é o melhor piloto de todos os tempos. Possui o maior número de vitórias, pontos, voltas mais rápidas e de títtulos (se o título desse ano se confirmar, seis). O único recorde que não possui é o de poles. Nesse quisito o nosso Ayrton Senna ainda possui grande vantagem.

Justamente com Senna que todos comparam alemão. Atrubuem ao infortúnio do brasileiro o enorme sucesso de Michael. Ayrton Senna não possui números tão expressivos, contudo correu na época áurea da Fórmula-1, o fim dos anos 80 e início dos 90. Teve como adversários pilotos como Nelson Piquet (tri-campeão), Nigel Mansell (uma vez campeão), Alain Prost (tetra-campeão) e o próprio Michael Schumacher. Além de ter protagonizado um dos mais belos momentos do esporte ao vencer o GP de Interlagos apenas com a quinta marcha.

Por sua vez, Schumacher possuiu como maiores adversários os, no mínimo, de talento contestável Jacques Villeneuve, Damon Hill e Mika Hakkinen. Francamente, o grande desafio e mérito de Schumi foi ter sido campeão pela Bennetton, uma equipe média e levado a Ferrari de volta a uma posição de respeito, cenário que havia abandonado desde que o francês Prost passara por lá.

O talento no esporte pode ser mensurado pela beleza do espetáculo (critério subjetivo) e pelos números de conquistas (critério objetivo). Por ter sido imbátivel e ambos aspectos, Pelé foi o Atleta do Século XX. Para saber se Senna ou Schumacher foi o melhor, o brasileiro não deveria ter morrido em 94, ano em que eles eram concorrentes diretos ao título. Por mais que os feitos de Michael se acumulem, sempre ficará um "se".