Entubaram o YouTube
A encoxada da discórdia
O YouTube está fora do ar. A justiça determinou que eles tirassem os vídeos de amor desinibido de Cicarelli e respectivo de circulação sob pena de multa de 250 mil reais por dia de sonegação. Após mais de três meses de infecicácia da medida, Dona Justa determinou que o Brasil não vê mais vídeo de graça através do popular site americano.
O direito a imagem e privacidade são garantias contitucionais, assim devem ser resguardados pelo Estado de Direito. Mas a censura é própria do Estado Déspota, e tal determinação da justiça paulista acena com a repressão. Casos em que o direito à imagem degladeia com o direito a informação não são raros. O filme "O Povo contra Larry Flint", do mestre das biografias Milos Forman, é um bom retrato desse aspecto da vida moderna. Entre os americanos a livre expressão é sagrada. Por cá, sagrado é o patrimônio.
Penso que Cicarelli faz jus a uma indenizão pelo uso não autorizado de sua imagem. O lucro que ela não teve, mas os administradores do YouTube - recentemente vendido por US$ 1,65 bi - certamente contabilizaram. Mas quanto a privacidade, não vejo onde ela pode ter sido agredida. Quem dá uns amassos em público, em uma praia movimentada, à luz do dia, não está procurando exatamente por sossego.
O mais absurdo de todo o caso é que o bloqueio do YouTube vem quando todo mundo já viu, gravou, reproduziu e dispersou o vídeo por aí. Sem contar que outros sites disponibilizam o material facilmente encontrados com uma simples busca na net. Alguns deles possuem também o vídeo porno-infantil da Xuxa, cuja divulgação também foi proibida pelo Judiciário há muitos anos.
Seria Cicarelli a Xuxa do século XXI?
PS: Neste link vocês podem ler os argumentos do desembargador que atendeu ao pedido de Cicarelli e o voto divergente.
2 Comments:
Justiça no brasil tem olhos de águia!
Nunca foi cega e nem será!
By Victor, at 11:41 AM
Opinião do Josias - muito melhor que a minha - aqui ----> http://josiasdesouza.folha.blog.uol.com.br/arch2007-01-07_2007-01-13.html#2007_01-09_03_38_10-10045644-0
By Leo, at 12:32 PM
Postar um comentário
<< Home