diHITT - Notícias GrogueBar Deixe seu comentário! :)

GROGUEBAR -> Pirates of underground!

26.6.10

Porque só o Uruguai pode ser Penta.


La Celeste Olimpica


A Copa do Mundo de futebol organizada pela FIFA começou a ser disuputada em 1930, no Uruguai, e contou com a participação de 13 nações, sagrando-se campeão o anfitrião, após derrotar os vizinhos argentinos na final disputada no estádio Centenário. Os uruguiaos repetiriam o feito no Brasil, em 1950, no fatídico Maracanazo.

No entanto, antes disso, o esporte bretão já fazia parte do programa dos Jogos Olímpicos desde 1900, primeiramente como esporte-exibição, e, a partir de 1912, computando no quadro geral de medalhas. Nesse período, três nações diferentes conquistaram o ouro: Grã-Bretanha (1912), Bélgica (1920) e Uruguai (1924/1928). Na falta de um campeonato internacional autônomo, o torneio olímpico era considerado a "Copa do Mundo" daquela época e, em virude de seu bicampeonato, a seleção uruguaia passou a ser conhecida como "Celeste Olimpica".

Somando-se os dois ouros conquistados antes da Era Copa do Mundo, aos títulos de 1930 e 1950, o Uruguai considera-se uma autêntico tetracampeão mundial. Por conta disso, a continuar a bela campanha que tem realizado este ano na África do Sul, a seleção de Forlán pode conquistar um especial pentacampeonato. Tal marca somente poderia ser alcançada pela Itália nesta Copa, mas a azzurra acabou eliminada na primeira fase. Por sua vez, os argentinos também possuem duas Copa do Mundo e dois ouros olímpicos, porém, estes foram conquistados recentemente, após a FIFA vedar que as seleções utilizassem nas Olímpiadas suas seleções principais.

Assim, pode-se falar que África do Sul, todo mundo tenta, mas só a Celeste pode ser Penta!